- Área: 220 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Sobre o local
O lote, onde se insere a habitação, é caracterizado pela sua forma não regular, longitudinal e perpendicular à Rua Nossa Senhora da Conceição / Matosinhos Estando inserido numa malha urbana consolidada, o lote apresenta como limite lateral, construções de rés do chão e aproveitamento de águas furtadas. Estas construções pela sua época construtiva apresentam pés direitos nada convencionais.
A densidade da malha urbana nesta rua apresenta edifícios com características temporais diferentes e por isso, com abordagens construtivas diferentes, apresentando pés-direitos e cotas altimétricas diferentes, materiais diversos; etc. um resultado do crescimento e evolução desta rua.
Condicionantes formal e funcional
Considerou-se importante manter o alinhamento da habitação e das construções existentes por forma a não criar irregularidades formais do desenvolvimento da rua.
Em termos de volumetria, esta será resolvida em dois pisos (rés do chão e piso 1), sendo estes dissimulados na fachada com um desenho de alhetas nos alçados. Estas alhetas irão criar alguns alinhamentos altimétricos com as construções vizinhas.
Programa de utilização
Propõe-se uma habitação com dois pisos. A distribuição espacial interior resume-se à separação de forma radical, da função por piso. A zona de serviços/social, fica à cota da entrada e é composta por “hall” de entrada, instalação sanitária, cozinha, sala de jantar/estar, acesso vertical e garagem.
Pelo caráter longitudinal da habitação e pelas únicas duas frentes para a construção, propõe-se um pátio exterior no centro da habitação para poder trazer luz natural à sala de jantar e à cozinha. No piso 1, a zona mais privada, é composta pela zona dos quartos e instalações sanitárias afectas a cada quarto, e uma zona de estar/leitura, que servirá de complemento aos quartos. Neste piso, novamente o pátio exterior no meio da habitação para poder fazer chegar luz natural aos compartimentos mais interiores.